Inscreva-se no canal

sexta-feira, 16 de novembro de 2018

Os super poderes de um presidente.


Os três patetas, os três mosqueteiros, três pedidos ao gênio da lâmpada...O número três ronda a literatura e o entretenimento e chegou até a política com os três poderes!
Poder? como assim? Tipo herói?
É, tipo isso.
Cada um tem um super poder diferente, mas para ficar mais claro, vamos usar os heróis que vocês já conhecem. 

Os super poderes de um presidente

Antes da gente começar, saiba que os três poderes existem em tamanhos diferentes de herói, (criança, adolescente e adulto) pois temos no Brasil:

 --> dois  poderes na versão mirim ( municípios, cidades)- Executivo e Legislativo;
---> os três na versão junior, (estadual) e os três poderes na versão adulto (federal, país todo).

Abaixo, um exemplo de como ficaria uma representação do poder executivo versão super-homem.



A política brasileira tem três braços. Um braço é o que faz, executa (não manda executar), ele é o braço mais forte porque é o que comanda, administra essa parada toda.  Um braço é o que escreve, escreve as leis,e o outro  é o que bate o martelo julgando quem está descumprindo as leis. É importante lembrar que os três são independentes e um fiscaliza os outros.


Os super poderes de um presidente


Cada uma dessas funções tem um nome: executivo, legislativo e judiciário. Para não ficar longo, aqui a gente vai se fixar hoje apenas no executivo federal, afinal, acabamos de eleger um presidente.

Super-homem, tem super força e super velocidade, e uma lista enorme super poderes. Por isso ele seria o executivo pois é o poder mais poderoso dentre os três. 

Sobre o executivo federal, que é quem comanda um país inteiro, o poder só aumenta, vamos ver porque. Lembrando que o executivo municipal é o prefeito, e o executivo estadual é o governador. Todos os exemplos abaixo, portanto, estarão ligados à figura do superman. 

1) É o presidente que responde pelos  transportes, comunicações, fontes de energia,  saúde, cultura e educação.


Os super poderes de um presidente.


2) Por ser um cargo de grande responsabilidade, o executivo federal (presidente) precisa de ajudantes para dar conta do recado. São os ministros, que também fazem parte do executivo e são todos nomeados pelo presidente.  

Os super poderes de um presidente.

E se ele nomeou, ele também pode afastar.

Pensando bem, vou ir de Liga da Justiça....


 O presidente também pode criar ou extinguir ministérios. 

E claro que temos que ter um substituto (vice) para ele quando o executivo precisa viajar, alguém tem que ficar aqui. Ou caso o titular executivo morra.

Os super poderes de um presidente.

3) Esse chefe do executivo federal que é o presidente  representa o brasil no exterior, 
4) comanda as forças armadas, 

5) e é ele que também escolhe toda essa galera aqui (o procurador geral da república; o presidente e os diretores do banco central; os ministros do Supremo Tribunal Federal e também dos Tribunais Superiores.

6) O presidente também pode elaborar leis,  propor emendas à constituição (ou seja, acrescentar algo que não tava lá, fazer um remendo) 

Os super poderes de um presidente.

E ele pode adotar medidas provisória, isso significa tomar uma medida urgente sem passar pelo legislativo, mas calma lá, não é qualquer coisa que ele pode fazer medida provisória, tem restrições.  A medida provisória vale por por um prazo de até 60 dias e pode ser renovada por mais 60. Essa medida passa a vigorar imediatamente mas se depois disso, não passar pelo legislativo ela deixa de existir. 

7) E as leis que são feitas no legislativo podem ser vetadas pelo presidente ou sancionadas, que é quando ele aprova. E algo muito importante, o presidente  precisa todo ano enviar o  projeto de lei orçamentária e o plano plurianual dizendo como ele vai arrecadar dinheiro e onde vai gastar esse dinheiro. E esse plano tem que ser aprovado por quem faz as leis, que é o legislativo, então por mais super-homem que seja o presidente, tem mais dois poderes que limitam a sua ação que é assunto do nosso próximo vídeo. 


Os super poderes de um presidente.


Como o presidente é o chefe do executivo federal, ele precisa estar na capital da federação, que no  caso, é  Brasília. Ele reside no Palácio da Alvorada e trabalha no Palácio do planalto lá na praça dos três poderes. Palácio pra cá, palácio pra lá, quanta nobreza né? Deve custar caro isso. 

Então, como vocês podem ver, o super-homem (presidente) tem uma kriptonita que é o legislativo, porque ele precisa muito da aprovação desse poder para atuar. E se não houver concordância, o presidente fica bem enfraquecido e vai ter que voar baixo pelos próximos 4 anos.



O Superman tem como lema a luta pela verdade e pela justiça...Mas aí fica uma pergunta, de que serve a super visão do super homem, se a justiça é cega?
Mas isso é assunto para o próximo Goteira. Até lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário